sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Programação da semana

29/08 - sexta-feira
16h30 - preparação
19h - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS
Local: saída do Restaurante Suprem


Na semana passada, 22, voltamos a distribuir prasada aos moradores de rua. Percebemos, cada vez mais, que existe uma demanda por todo tipo de auxílio. Seria uma longa lista. Nosso consolo é que tal demanda, baseada nas necessidades do próximo, é proporcional ao que podemos oferecer. Se formos pensar em cada pequena ação que podemos prestar, conforme nossas diferentes naturezas e habilidades, sempre teremos mais a oferecer do que qualquer um possa precisar. Basta que tenhamos noção de nossa própria grandeza e utilidade. E numa ação generosa, possamos agradecer todas as facilidades que recebemos sem nos sentirmos culpados por ter boa-fortuna, colocando tudo a serviço do bem-estar humano, que inclui todos os seres que compartilham o mesmo ambiente, nosso abençoado planeta Terra!

Convocamos a todos que sintam simpatia pelo programa para organizarmos a frente social e educacional do programa. Está passando da hora de oferecermos a vara, para que eles possam `pescar` seu próprio alimento. Que, lembramos, não é só para o corpo. Inclui alimentar a auto-estima, o auto-conhecimento, auto-valor... Portanto, arte, educação, entretenimento, saúde, tudo faz parte desta cesta básica que desejamos oferecer. Sobretudo agora, em época de campanha eleitoral, todas as comunidades carentes são literalmente exploradas em troca de votos para satisfazer, muitas vezes, interesses particulares. Nosso papel é oferecer ajuda desinteressada, sem exigir nada em troca. Somente a felicidade e realização importam, deles e nossa, pois estão divinamente interligadas.

Quem tiver sugestões, projetos, comentários, por favor, enviem!
Ajudar ao próximo nos torna mais humanos, isso agrada a Deus. E nos Vedas diz-se que: para cada passo que damos em direção a Ele, Ele dá cem em nossa direção!

Você pode ajudar com as doações de alimentos não perecíveis (exceto os que contenham carne, peixes, ovos), caixas 'longa-vida' (devidamente lavadas), roupas, cobertores, calçados...
Ou ainda pode ajudar a equipe de voltunários com os uniformes de cozinha (aventais, luvas, toucas), na confecção das camisetas oficiais do programa (com a inclusão dos patrocinadores na arte)... Enfim, conforme seu coração mandar!

Entre em contato:
alimentosparavida@harekrishnapoa.org.br
(51)8165.4165

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Programação da semana

22/08 - sexta-feira
COLETA CEASA

15h
- saída do Restaurante Suprem
(Santo Antônio, 877 - Bom Fim)
16h30 - preparação
19h - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS
Local:
saída do Restaurante Suprem


Cada um ajuda como pode

Nesses dois meses de atividades ouvimos muito sobre a importância e necessidade de projetos como o Alimentos Para Vida. Muitas pessoas relatam como são simpáticas a estas iniciativas, narram suas experiências em outros programas, trazem sugestões e apoio de toda ordem.

Com a constância, estamos estabelecendo novos contatos que ampliam os horizontes para a paisagem que desejamos: um projeto de assistência alimentar e educacional. Sabemos da importância em alimentar e estamos convictos que não é só o corpo que precisa de alimento.
Em mais uma ação na Vila Chocolatão, dia 15 de agosto, após uma agradável conversa com os líderes comunitários, percebemos a diferença que isso pode fazer na vida de muitas pessoas. Um esforço que não exige tanto, se comparado ao benefício que proporciona.

Apenas a alegria dessas crianças já compensa qualquer esforço...

Essa é apenas uma pequena parte do contingente de 300 crianças residentes na vila...

Igor já é fã da prasada. Andressa sugeriu, mas ele não quis saber de deixar nada para depois... Em fartas garfadas ele limpou o prato!

Em nossa terceira visita podemos sentir que estamos ganhando a confiança dos moradores o que só aumentou nosso compromisso em melhorar o programa. Nossa meta é oferecer oficinas que se integrem à realidade e aos projetos existentes na comunidade, como arte-reciclagem, educação ambiental, nutrição, melhor aproveitamento de alimentos, teatro, artes e tudo que possa ajudar no resgate da cidadania e valorização humana.

Para isso contamos com a ajuda e disposição de todos que se sintam motivados a oferecer algo. Capacitados todos somos, pois todos temos algo a ensinar, uma experiência para trocar, para compartilhar, e por mais simples que seja em nossa perspectiva, para uma comunidade carente faz uma enorme diferença, sobretudo pela consideração e respeito que demonstramos nesses contatos.

A cada semana, mais pessoas descobrem que podem fazer diferença.

Como o Dharma, veterano na espiritualidade e ezimio cozinheiro. Ele preparou o arroz e a lentilha com muito amor.

Ou o Cláudio, praticamente um turista na cozinha, mas um excelente fotógrafo lavador de saladas. Com a ajuda dele, estamos elaborando uma oficina de fotografia para os jovens da vila.

Essa é a mãezona da gurizada e merece todo nosso respeito. Sempre atenta aos procedimentos da cozinha, nos ensina a ser mais práticos.

Esse de costas é o Gabriel. Também está contribuindo com as oficinas. Seu projeto chama "Soja na Periferia" e será um dos primeiros a serem implantados.

Andressa é formanda em Psicologia pela PUC/RS e irá coordenar oficinas de arte.

Maria Luiza, com Rukmini (esq.), ficou muito entusiasmada ao nos acompanhar na coleta da Ceasa, dia 14, e já trouxe muitas sugestões para concretizar nossas metas. É outra grande parceira que traz sua larga experiência em assistência social e elaboração de projetos sociais e culturais.

Se você exerce uma atividade, tem uma formação específica (acadêmica ou informal) pode ser uma peça importante para minimizar a situação de miséria e abandono de pessoas que, ainda, não tiveram muitas oportunidades. Junte-se a nós! No minimo, você terá algumas horas muito prazerosas por semana.

Mas se você não dispoe de tempo, pode ajudar doando alimentos não-perecíveis, que estejam de acordo com uma alimentação não violenta (sem carne, peixes, ovos), roupas, cobetores, caixas `longa-vida` (devidamente lavadas) e garrafas pet.

Se ainda assim, você não tem como ajudar, basta divulgar o programa entre seus amigos e colegas. Afinal, cada um ajuda como pode.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Programação da semana

14/08 - quinta-feira
COLETA CEASA

16h - saída do Restaurante Suprem
(Santo Antônio, 877 - Bom Fim)

15/08 - sexta-feira
16h - Mutirão
19h - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

Local:
Restaurante Suprem

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tudo por uma vida de qualidade!

Esse foi o motivo da grande festa do domingo, 10, na Usina do Gasômetro. O domingo ensolarado de temperatura amena favoreceu o clima descontraído e alegre do lançamento oficial do programa Alimentos para Vida RS - Um prato cheio de amor!

Os primeiros a chegar! Quando começamos a instalar as tendas, eles estavam 'brincando de brigar'. Logo abandonaram a brincadeira sem graça e foram se divertir com as novidades...

Não havia cerimonial, nem discurso de autoridades. Despretensiosos, preparamos de coração uma celebração à vida saudável, de qualidade, oferecendo o que temos: alimentos naturais, livres de violência, conhecimento para elevação espiritual, músicas para auto-realização e brincadeiras para os pequenos. Tudo muito simples, mas com o mais elevado pensamento inspirado pelos ensinamentos do fundador do Alimentos para Vida, Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Quando Srila Prabhupada nos instruiu a distribuir alimento espiritualizado (prasada) estava nos ensinando que alimentar as pessoas é alimentar a alma, a esperança, é resgatar a auto-estima e devolver o valor humano a estas pessoas. Toda vez que preparamos algum alimento, meditamos nas suas instruções. Cantamos mantras de purificação e depositamos em cada etapa do trabalho toda a intensão de bem-aventurança e saúde, física e espiritual. Sabemos que este alimento, prasada, não é somente para saciar a fome, a necessidade do corpo, mas sobretudo para alimentar a alma, para purificar nosso corpo e mente favorecendo o resgate de nossa consciência mais ampla: plena de conhecimento, de bem-aventurança e eterna.

Estamos constantemente buscando felicidade. É inerente à alma. Contudo, alguma vezes nos contentamos apenas com fragmentos de felicidade, realizações parciais, incompletas. Até descobrirmos uma forma de sentir bem-aventurança, a felicidade real, que transcende as limitações da temporalidade, característica das coisas materiais. Então surgem 'detalhes', pequenos momentos, que nos proporcionam uma alegria tão intensa que chega a ser desproporcional. Como uma simples tarde de domingo, à beira do Guaíba...


Dom Pedro, Vedavyasa das e Vanessa Chapaz abriram o palco com um número e improvisação com cordas e percussão...

Música mântrica e dança indiana: combinação perfeita para alegrar o espírito... Lilamandala das, Radhesyam e Vedavyasa entoaram mantras e canções devocionais enquanto Rukmini devi dasi dançava em homenagem a Krishna...


O grupo Sarasvati encantou o público com suas belas composições.
Sérgio (violino), Vedavyasa (mrdanga), Jambavati (harmoniu e vocal), Prasantatma (kartalas e voz), Mahamani (kartalas e voz) e Markandeya ofereceram um espetáculo verdadeiramente espiritual...







Enquanto isso nas tendas...


Lauren e Márcio davam as boas-vindas oferecendo as clássicas bolinhas doces como lembrança de nosso programa...

Rosana e Vraja Lila montaram um bonito bazar hindu. Os produtos vendidos nessa tenda são doados pela Importadora Gopala e toda arrecadação é revertida para a construção do novo Templo Hare Krishna de Porto Alegre.



Andressa ficou com a melhor parte: Prasada!!!

Que foi carinhosamente preparada e doada por Radha Gopinatha.
Ela faz o mais incrível cachorro-quente vegetariano que já experimentamos...

Duas tendas foram montadas para expor os livros da Bhaktivedanta Book Trust (BBT), editora fundada por Srila Prabhupada para propagar o conhecimento espiritual através da consciência de Krishna.
Acima, Vrajendra Nandana e Pedro, estudiosos dedicados dos Vedas, a postos para apresentar o grande legado literário deixado por Srila Prabhupada...


Eversom e Markandeya também explicavam sobre a literatura védica...

Vraja Jana acompanhou o esposo na preleção...

Outra agradável atração foi a prática de yoga integral orientada por Ariele e Celina da Purna Yoga Integral, dirigida por Taunay Valle e Adi. Através de diferentes posturas desenvolvemos saúde física e emocinal favorecendo nosso aprimoramento espiritual...

A diversão ficou garantida na área dos brinquedos infláveis...

A fila se formou durante a tarde inteira...

Os brinquedos foram gentilmente cedidos pela Alegria de Brincar, que realiza recreação e eventos para empresas, escolas e aniversários... Diversão garantida e segura!

E para encerrar...

Alola Candraka liderou mais uma sessão de bhajan...
e a banda Sudarshana (Radhe Syam, Lilamandala e Vanessa Chapaz) nos presenteou com a canção Give me love, de George Harrison que fechou com chave-de-ouro...


Tudo por uma vida de qualidade!
que se traduz na expressão
espontânea de alegria...





...até o pôr-do-sol:

Rukmini e Radharani... missão cumprida!

Nosso eterno agradecimento para:
- Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON)
- Usina do Gasômetro
- Restaurante e Café Suprem
- Restaurante Govinda
- Lancheria Govinda
- Alegria de Brincar
- Radha Gopinatha e família
- Grupo Sarasvati
- Banda Sudarshana
- todos os voluntários que se dedicam ao programa Alimentos para Vida RS, enchendo todos os pratos que distribuimos com muito amor!!!
- Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada por nos ensinar a vida simples com pensamento elevado.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

IMPERDÍVEL!!!!!



http://www.harekrishnapoa.org.br/cartazffl10ago08.htm

07/08 - quinta-feira
16h - COLETA CEASA

Saída do Restaurante Suprem
(Santo Antônio, 877 - Bom Fim)

08/08 - sexta-feira
16h - Mutirão para sopão
19h - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

Local:
Restaurante Suprem

09/08 - sábado
17h - Mutirão para festa de lançamento
Local: Templo Hare Krishna (José Bonifácio, 605 esq. santa Teresinha - acesso pelo restaurante Govinda)

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Melhorando e crescendo...


184 famílias.
cerca de mil pessoas.
300 crianças de 0 a 14 anos.

Vivem do lixo.
Convivem com a drogadição.
Sobrevivem como uma grande família.


Eles se protegem e nos ensinam que a solidariedade é uma lição que a vida dá de graça.
A sopa terminou rápido na Vila Chocolatão, mas ficou difícil de ir embora.


Seu Leo (dir): 2 anos presidindo a Associação de Moradores da Vila Chocolatão, colocou a mão-na -sopa e ajudou a organizar o povo.

Nosso movimento apolítico o deixou entusiasmado e seguro de que estamos ali para acrescentar algo sem querer nada em troca. Ele mesmo pode testemunhar o efeito apaziguador do cantar dos mantras. Logo que chegamos havia muita agitação, curiosos, apressados, alucinados... cada um querendo sua porção.


A melodia dos mantras animou as crianças e acalmou os adultos...


Nossa querida amiga agradeceu pelo benefício imediato. Ela estava muito aborrecida quando chegamos. Apreciou a sopa, a música e já era outra! Achou tudo muito interessante e agradável.


Passo a passo...
Conforme nossa determinação se fixa num objetivo todas as oportunidades surgem para atingi-lo. Nosso maior desejo era incrementar a distribuição de alimentos com atividades culturais que ajudessem as pessoas a resgatar sua auto-estima, confiança e esperança. Nesta sexta-feira, a primeira ação de agosto, estaremos concretizando nosso primeiro avanço.

Na quinta-feira, 31 de julho, iniciamos um novo ciclo para o Alimentos para Vida RS. Uma parceria com a comunidade da Vila Chocolatão sela nosso engajamento no apoio a educação de populações carentes e em situação de risco. A idéia é dar continuidade a um trabalho que acrescente algo de novo nas lutas da comunidade, que deixam de ser apenas por conquistas materiais, mas incluem o desenvolvimento pessoal e individual. Através de programas culturais, levaremos o conhecimento mais antigo da humanidade, contido nos Vedas, para que todos possam ter acesso a um processo de re-educação que tem como objetivo revelar a verdadeira essência de cada um. Auto-conhecimento e aut0-realização.
O mantra-yoga será a primeria ferramenta.

Além deste programa, a outra novidade de agosto é a festa de lançamento do programa Um prato cheio de Amor!. Será no dia 10 de agosto, a partir das 13h, no pátio da Usina do Gasômetro. A direção da Usina ficou muito entusiasmada com nosso projeto e prontamente cedeu o espaço para realizarmos uma grande feira em prol de uma vida com mais qualidade. Uma diversificada programação vai demonstrar como podemos melhorar nosso bem-estar através de várias atividades básicas e rotineiras.
Feira de deliciosos alimentos lacto-vegetarianos (cachorro-quente, bolos, pastéis, tortas...), práticas gratuitas de yoga, show de mantras, dança indiana, bazar hindu, literatura védica... Tudo o que pode ajudar no estabelecimento de uma rotina mais saudável e produtiva.
Nosso desejo é compartilhar as glórias desses primeiros 3 meses de Alimentos para Vida. Contamos com a presença de todos !!! Você pode aproveitar para ;evar sua doação de alimento não-perecível.

Muitos já estão colaborando...


Os amigos da Print Store...

... e da Baiadeira ajudaram na impressão e confecção dos convites.

E mais produtores da Ceasa aderiram ao programa...




Como o Ernesto, com uma grande doação de couves e tempero-verde.


O Paulo Adamati e Maineri Cardoso doaram couve-flor e cenoura.


A Naura Jardim e a Rafaela doaram um saco de morangas.


E o Sérgio Menna Barreto ajudou com mais couve-flor.


Uma generosa coleta na semana!!!

Agradecemos as pessoas que estão ajudando por compreender o quão necessária é a solidariedade para a construção de uma sociedade melhor para todos.