sexta-feira, 6 de março de 2009

Superar desafios.

As dificuldades aparecem, mas estão aí para serem enfrentadas e superadas.
Desde que o Alimentos para Vida RS retomou suas atividades passamos por muitas situações, que por vezes nos fazem pensar e achar que não conseguiríamos. Dificuldades como a falta de doações, e muitas vezes tendo que contar somente com as doações dos voluntários fixos do programa. A falta de voluntários no início para ajuda da preparação e distribuição, a falta de carro para transportar as panelas com a prasada. Até a falta de lugar para preparar o alimento, mas isso não nos impediu de seguirmos adiante, encontrar soluções e nunca desanimar. E no final tudo sempre se resolveu.

Ao final de cada distribuição é uma satisfação indescritível, após toda preparação do alimento, de toda arrumação da cozinha, da distribuição de mais de 100 pratos por noite, ver o sorriso e a satisfação no rosto das pessoas, a simplicidade e humildade em aceitar o alimento, a felicidade em saber que domirá, ao menos naquela noite sem fome é gratificante.
Ao longo desses 9 meses do Programa conhecemos muitas pessoas, fizemos muitos amigos, aprendemos muitas coisas e já temos muitos "clientes" fiéis.
Os pontos de distribuição acolhidos pelo programa em todas são: o viaduto da conceição - lugar onde circulam muitos carroceiros, papeleiros e moradores de rua; a praça da matriz - aos redores da praça existem muitos morades de rua, sempre de baixo de marquizes de prédios, calçadas, bancos e na Av. Ipiranga com Santana - todas noites mais de 30 moradores se acolhem na frente de uma loja, na calçada, fazem de lá sua casa, são todos muito amigos, sempre nos recebem muito bem.

Abaixo algumas fotos de uma das últimas distribuições para o pessoal da Av. Ipiranga:



Eles se acomodam à sua maneira, para ao menos se protejer e consiguir ter uma noite "tranquila".

Um dos carros que sempre usamos na distribuição, e nosso banner.

Como de costume, ao chegarmos por conta própria eles já formam uma imensa fila, para receber seu alimento.


Por mais dificuldades que enfrentem, problemas de saúde, fome, problemas familiares, o descaso da sociedade, a solidão, as drogas, as brigas e disputas com outros moradores de rua... apesar de todos problemas eles sempre nos retribuem com grandes sorrisos, dos mais tímidos aos mais descontraídos, sempre sinceros.
Sempre vale a pena.

Nenhum comentário: