A maior e mais eficiente organização de assistência alimentar vegetariana do mundo está novamente presente em Porto Alegre. Alimentos para Vida é uma rede internacional apolítica de instituições solidárias constituídas por voluntários vindos de diferentes meios religiosos, culturais e étnicos.
27.06.2008 Era só alegria o clima do Alimentos para Vida na sexta-feira, 27 de junho, que alimentou não só o corpo, mas a alma de todos que participaram da terceira ação de distribuição de alimento vegetariano no centro de Porto Alegre.
Onde houvesse alguém remexendo lixo, dormindo em calçadas ou, simplesmente, com fome, os voluntários paravam e serviam, a quem quisesse, o arroz e feijão mais saboroso. Além de vegetariano, excluindo qualquer tipo de violência para seu preparo, o alimento é sempre feito com muito amor por quem cozinha. Foi assim que o fundador deste programa, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, nos ensinou a fazer Alimentos para Vida. A primeira parada foi na Praça da Matriz. Ali encontramos alguns amigos que ficaram muito contentes com a novidade: toda sexta-feira os voluntários passarão na Praça para distribuir refeições. Miguel (dir.) ficou muito entusiasmado com a presença do grupo e prometeu acompanhar nossas ações através do Blog!!! As roupas doadas foram providenciais. As noites de inverno trazem muito sofrimento, sobretudo àqueles que não tem um abrigo para dormir. Lauren (laranja) é uma das novas voluntárias. Ela se contagiou com o espírito de solidariedade e contribuiu com muita alegria, como as crianças que renovam suas esperanças ao perceberem que estão sendo percebidas.
A última semana foi de trabalho intenso para realizar uma surpresa aos moradores de rua: a super feijoada! Radha Gopinatha é a mestre de cozinha voluntária desta semana que vai preparar o clássico arroz com feijão, mas nada convencional. Ela promete surpreender de verdade com a feijoada vegetariana regada a muito glúten e queijo provolone!
Desde nossa primeria ação, foram coletados 17kg de arroz, 10kg de feijão, 500gr lentilha, 500gr ervilha partida, 1 litro óleo de cozinha, 1kg de sal, além dos varios kg de vegetais e legumes doados pelos produtores da Ceasa.
Os novos parceiros do Alimentos para Vida são a Fruteira do Juca e a loja de produtos naturais Seleção Natural, ambos na avenida Venâncio Aires, no Bom Fim. A Seleção Natural estará disponibilizando verduras, frutas e legumes orgânicos para enriquecer as preparações. Vitoria entrega as primerias doações de couve, alface e rúcula ao Pedro em sua primeira ação como voluntário. Tudo orgânico! Nosso amigo Paulo, proprietário da Seleção, já é um grande aliado na promoção do bem-estar de muitas pessoas através do estímulo ao consumo orgânico e consciente.
Agradecemos a todos que doaram roupas, cobertores, calçados, alimentos, incensos e reai$!!! Lila das, Prasantatma, Mahamani, Nadia Castro, Francine Zeni, Michelli Osanai, Andressa Mello, Márcio Ferraz, Vraja Jana e Vrajendra Nandana, Radha Gopinatha, Palmer Jelenski, Ariele Louise e todos que ajudaram de alguma forma...
A feijoada será distribuída no dia 27, sexta-feira, no centro da cidade.
20.06.2008 Na primeira noite do rigoroso inverno gaúcho, voluntários distribuiram sopa e roupas para moradores de rua e habitantes da Vila Cai Cai. Mais de 50 litros de sopa e pães foram distribuídos na segunda ação do Alimentos para Vida em Porto Alegre. Com a colaboração de novos adeptos, foi possível distribuir algumas peças de roupas para ajudar a população de rua a enfrentar o rigor do inverno no RS. A Vila Cai Cai, localizada no centro da cidade e formada, sobretudo, por papeleiros, também foi contemplada com o sopão, que ajudou a aquecer a noite gelada dos moradores.
Servindo a todos Graças à cozinha do Restaurant e Café Suprem, foi possível ampliar a quantidade de alimento para distribuição. A estrutura de uma cozinha profissional foi fundamental para a viabilidade desta ação que contou com apenas dois voluntários no preparo do sopão. Com as facilidades dos equipamentos eles conseguiram encher os dois panelões com o delicioso caldo de moranga, couve, folhas de aipo, cenoura, massa, gengibre...
Agradecimento especial às voluntárias Letícia e Andressa, pelo auxílio nos preparativos, ao Alola Candraka, pela cozinha, ao Jorge Vargas, pelo empréstimo da casa para os preparativos e pela presença na distribuição, ao Silon, pelo transporte e pães, Tarik, o cozinheiro, Vraja Jana pelas roupas, e todos aqueles que ajudaram com doações e apoio.
13.06.2008 Programa de distribuição gratuita de alimentos vegetarianos inicia nova rede solidária em Porto Alegre. Inspirados no internacional Food For Life, movimento Hare Krishna retoma projeto com a ajuda de produtores locais. Fotos Radharani devi dasi Foi uma sexta-feira 13 de bom agouro para muitos moradores da Ilha dos Marinheiros, na região ribeirinha de Porto Alegre. A noite gelada foi aquecida pelo sopão servido no pátio da associação de moradores, que trouxe um certo conforto para parte da comunidade que superou o frio e, de panelas em punho, participou da primeria distribuição de alimento vegetariano do programa Alimentos para Vida, que recomeça no RS.
O trabalho iniciou a tarde, quando um grupo de voluntários visitou a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA/RS) em busca de doações. Encontramos colaboradores dos velhos tempos de Food for Life de Porto Alegre. Como o produtor Kazuaki Kamitoyo... E também fizemos novos amigos, como o Gelson Rodrigues (ali de cantinho). Sequer precisamos pedir a doação, ele voluntariamente contribuiu.
Jussara Aquino também apoiou nossa proposta e, prontamente, expressou sua generosidade com muito entusiasmo.
A solidariedade de Beatriz Galeoto Menegat não teve limites. Mesmo já contribuindo com consideráveis doações para o Hospital Geral de Caxias do Sul, onde o esposo recebe atendimento, ela fez sua contribuição.
Assim como o produtor Elmo Falavena Garcia, que nos recebeu com grande simpatia e não economizou no ingrediente.
E graças à força do Globinho, o Olmiro Jesus Souza Nunes, os voluntários conseguiram transportar a carga. (Da esq. para dir.: Lori, Globinho, Rukmini, Alola e Matheus)
Mas o trabalho estava só nas preliminares. Na casa do Jorge Vargas, um dos precursores do Alimentos para Vida no RS, o sopão começou a tomar forma. A Lori e a Rukmini dominaram a cozinha... ... e o Tarik (esq.) foi um reforço fundamental para a equipe, que calejou as mãos cortando cenouras, morangas, couves...
Finalmente, depois de algumas horas, com o panelão a postos, fomos recebidos pela presidente da Associação de Moradores da Ilha dos Marinheiros, Nazarete Silveira Nunes. Ela preside a associação a mais de 13 anos e conquistou a confiança e respeito da comunidade com sua dedicação. Nazarete conta que já passou muito trabalho e até mesmo fome, mas isto somente aumenta sua vontade de seguir no trabalho comunitário ajudando os moradores da ilha. A fome marcou sua vida com a perda de dois filhos por desnutrição. Por isso, hoje ela sente imensa realização ao ver as crianças, que muitas vezes chegam na associação desnutridas, receberam cuidado e atenção. "Afinal, é disso que elas precisam: carinho".
Assim foi a primeira distribuição de alimentos que oficializou a retomada do Alimentos para Vida em Porto Alegre. Muitos desafios foram superados pelo modesto e corajoso grupo de voluntários que precisou contornar vários obstáculos, sem perder o entusiasmo, e sairam vitoriosos! Graças ao apoio e contribuições recebidas de todos os membros desta nova rede de solidariedade que pretende tornar nosso porto não só alegre, mas sem fome!
Sopão para eles!!! Jorge Vargas, Tareke, Matheus... ... e Radharani: afugentando o frio.
14.06.2008 E o programa foi tão abençoado que no sábado, 14, já estávamos com o sopão na rua novamente. Desta vez, circulamos pelo centro da cidade para alimentar os moradores da rua. Graças ao reforço de mais um voluntário, o Silon (à esq.).
Os sinceros agradecimentos aos participantes e apoiadores desta primeria ação: - Templo Hare Krishna da ISKCON-RS; - Lancheria Govinda; - Restaurante Govinda; - Restaurante Suprem; - produtores da CEASA; - Associação de Moradores da Ilha dos Marinheiros
Aos voluntários: - Alola Candraka - Jorge Vargas - Lori - Matheus - Radharani - Rukmini - Silon - Tarik
A maior e mais eficiente organização de assistência alimentar vegetariana do mundo está novamente presente em Porto Alegre. Alimentos para Vida é uma rede internacional apolítica de instituições solidárias constituídas por voluntários vindos de diferentes meios religiosos, culturais e étnicos. Entre as décadas de 80 e 90, estabeleceu suas atividades no Rio Grande do Sul distribuindo centenas de refeições vegetarianas entre comunidades carentes, sobretudo na região das ilhas de Porto Alegre.
Em junho de 2008, o programa foi reativado e já está formando uma nova rede de solidariedade que se une à rede Food For Life Global contribuindo para uma mudança no panorama mundial, que substitui cenas de miséria e abandono por ações de compaixão e fraternidade.
No Brasil, destacam-se os programas Alimentos para Vida “Campina Durma sem Fome” de Campina Grande,que distribui diariamente o ‘sopão’ em praça pública, e da ONG Paraíso dos Pândavas, de Alto Paraíso (GO), que distribui mensalmente toneladas de açúcar mascavo e arroz integral, ambos orgânicos, além de instruir a comunidade sobre cuidados com nutrição e saúde.
Unindo o mundo através do alimento
O alimento é a necessidade mais básica da vida. Seu propósito é alimentar corpo, mente e alma. Segundo Paul Rodney Turner, diretor do Food For Life Global (FFL), o alimento tem o poder de dar vitalidade, limpar o corpo e elevar o espírito.
O Alimentos para Vida tem como base a tradição védica da Índia que afirma que o alimento velho, ou composto de matéria em decomposição, como a carne, polui o corpo e a consciência. Por outro lado, o alimento que é fresco, ativo e nutritivo irá enriquecer o corpo, limpar a mente e satisfazer a alma. Estes alimentos incluem frutas frescas, vegetais, nozes, sementes e grãos.
A alimentação está no centro da vida de qualquer pessoa e, portanto, é natural que se torne um dos mais efetivos meios para iniciar uma mudança de consciência. Quando uma pessoa vive conscientemente, todos seus pensamentos e ações indicam isso. Sua vida se torna coerente e em harmonia com seu meio ambiente. E viver conscientemente começa por comer conscientemente. “Você é o que você come” é uma verdade óbvia que pode ser observada na prática.
Além disso, o alimento tem o poder único de (re)unir pessoas. Temos a experiência de sentarmo-nos para uma refeição preparada com amor e sentir uma transformação imediata em nossa consciência. Quando preparado com amor, o alimento pode falar qualquer língua. Este alimento é capaz de derrubar barreiras, transformar raiva em amor, medo em confiança e ignorância em esclarecimento, compreensão. Promover uma cultura de não-violência inclui, também, bondade com os animais, que têm emoções e estão vivendo, respirando, existindo, como os humanos. Aceitar este fato é a base para uma sociedade verdadeiramente humana, ou uma sociedade em que se reconheça a igualdade de todos os seres no direito à vida. Quando aceitamos a igualdade de todos os seres, se torna natural compartilhar os recursos do planeta com os outros e renunciar nossas tendências egoístas.
Alimentos para Vida busca colocar estes princípios em prática tornando-se a maior organização mundial de ajuda com alimento vegetariano que provê refeições vegetarianas para desfavorecidos, desnutridos e vítimas de desastres (naturais ou causados pelo homem) em qualquer lugar do mundo que seja necessário.
Em 2006, por exemplo, mais de 70 mil pessoas de 40 vilarejos foram afetadas pelas adversidades de inundações em Sri Mayapur, Índia. Com fundos e recursos limitados, os voluntários do Food for Life Global conseguiram distribuir refeições quentes e oferecer assistência médica mesmo com suas próprias instalações danificadas.
Alimentos para Vida tem projetos em mais de 50 países e distribui atualmente mais de um milhão de refeições diariamente.