quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ação solidária: unidos pelo alimento

13.06.2008
Programa de distribuição gratuita de alimentos vegetarianos inicia nova rede solidária em Porto Alegre. Inspirados no internacional Food For Life, movimento Hare Krishna retoma projeto com a ajuda de produtores locais.

Fotos Radharani devi dasi

Foi uma sexta-feira 13 de bom agouro para muitos moradores da Ilha dos Marinheiros, na região ribeirinha de Porto Alegre. A noite gelada foi aquecida pelo sopão servido no pátio da associação de moradores, que trouxe um certo conforto para parte da comunidade que superou o frio e, de panelas em punho, participou da primeria distribuição de alimento vegetariano do programa Alimentos para Vida, que recomeça no RS.

O trabalho iniciou a tarde, quando um grupo de voluntários visitou a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA/RS) em busca de doações. Encontramos colaboradores dos velhos tempos de Food for Life de Porto Alegre. Como o produtor Kazuaki Kamitoyo...


E também fizemos novos amigos, como o Gelson Rodrigues (ali de cantinho). Sequer precisamos pedir a doação, ele voluntariamente contribuiu.


Jussara Aquino também apoiou nossa proposta e, prontamente, expressou sua generosidade com muito entusiasmo.


A solidariedade de Beatriz Galeoto Menegat não teve limites. Mesmo já contribuindo com consideráveis doações para o Hospital Geral de Caxias do Sul, onde o esposo recebe atendimento, ela fez sua contribuição.


Assim como o produtor Elmo Falavena Garcia, que nos recebeu com grande simpatia e não economizou no ingrediente.


E graças à força do Globinho, o Olmiro Jesus Souza Nunes, os voluntários conseguiram transportar a carga. (Da esq. para dir.: Lori, Globinho, Rukmini, Alola e Matheus)

Mas o trabalho estava só nas preliminares. Na casa do Jorge Vargas, um dos precursores do Alimentos para Vida no RS, o sopão começou a tomar forma. A Lori e a Rukmini dominaram a cozinha...


... e o Tarik (esq.) foi um reforço fundamental para a equipe, que calejou as mãos cortando cenouras, morangas, couves...


Finalmente, depois de algumas horas, com o panelão a postos, fomos recebidos pela presidente da Associação de Moradores da Ilha dos Marinheiros, Nazarete Silveira Nunes.

Ela preside a associação a mais de 13 anos e conquistou a confiança e respeito da comunidade com sua dedicação. Nazarete conta que já passou muito trabalho e até mesmo fome, mas isto somente aumenta sua vontade de seguir no trabalho comunitário ajudando os moradores da ilha. A fome marcou sua vida com a perda de dois filhos por desnutrição. Por isso, hoje ela sente imensa realização ao ver as crianças, que muitas vezes chegam na associação desnutridas, receberam cuidado e atenção. "Afinal, é disso que elas precisam: carinho".


Assim foi a primeira distribuição de alimentos que oficializou a retomada do Alimentos para Vida em Porto Alegre. Muitos desafios foram superados pelo modesto e corajoso grupo de voluntários que precisou contornar vários obstáculos, sem perder o entusiasmo, e sairam vitoriosos! Graças ao apoio e contribuições recebidas de todos os membros desta nova rede de solidariedade que pretende tornar nosso porto não só alegre, mas sem fome!


Sopão para eles!!! Jorge Vargas, Tareke, Matheus...

... e Radharani: afugentando o frio.

14.06.2008
E o programa foi tão abençoado que no sábado, 14, já estávamos com o sopão na rua novamente. Desta vez, circulamos pelo centro da cidade para alimentar os moradores da rua.


Graças ao reforço de mais um voluntário, o Silon (à esq.).



Os sinceros agradecimentos aos participantes e apoiadores desta primeria ação:
- Templo Hare Krishna da ISKCON-RS;
- Lancheria Govinda;
- Restaurante Govinda;
- Restaurante Suprem;
- produtores da CEASA;
- Associação de Moradores da Ilha dos Marinheiros

Aos voluntários:
- Alola Candraka
- Jorge Vargas
- Lori
- Matheus
- Radharani
- Rukmini
- Silon
- Tarik

Nenhum comentário: