domingo, 20 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A maior e mais eficiente organização de assistência alimentar vegetariana do mundo está novamente presente em Porto Alegre. Alimentos para Vida é uma rede internacional apolítica de instituições solidárias constituídas por voluntários vindos de diferentes meios religiosos, culturais e étnicos.
Alimentos para Vida
Um prato cheio de amor
A maior e mais eficiente organização de assistência alimentar vegetariana do mundo está novamente presente em Porto Alegre. Alimentos para Vida é uma rede internacional apolítica de instituições solidárias constituídas por voluntários vindos de diferentes meios religiosos, culturais e étnicos. Entre as décadas de 80 e 90, estabeleceu suas atividades no Rio Grande do Sul distribuindo centenas de refeições vegetarianas entre comunidades carentes, sobretudo na região das ilhas de Porto Alegre.
Em junho de 2008, o programa foi reativado e já está formando uma nova rede de solidariedade que se une à rede Food For Life Global contribuindo para uma mudança no panorama mundial, que substitui cenas de miséria e abandono por ações de compaixão e fraternidade.
No Brasil, destacam-se os programas Alimentos para Vida “Campina Durma sem Fome” de Campina Grande,que distribui diariamente o ‘sopão’ em praça pública, e da ONG Paraíso dos Pândavas, de Alto Paraíso (GO), que distribui mensalmente toneladas de açúcar mascavo e arroz integral, ambos orgânicos, além de instruir a comunidade sobre cuidados com nutrição e saúde.
Unindo o mundo através do alimento
O alimento é a necessidade mais básica da vida. Seu propósito é alimentar corpo, mente e alma. Segundo Paul Rodney Turner, diretor do Food For Life Global (FFL), o alimento tem o poder de dar vitalidade, limpar o corpo e elevar o espírito.
O Alimentos para Vida tem como base a tradição védica da Índia que afirma que o alimento velho, ou composto de matéria em decomposição, como a carne, polui o corpo e a consciência. Por outro lado, o alimento que é fresco, ativo e nutritivo irá enriquecer o corpo, limpar a mente e satisfazer a alma. Estes alimentos incluem frutas frescas, vegetais, nozes, sementes e grãos.
A alimentação está no centro da vida de qualquer pessoa e, portanto, é natural que se torne um dos mais efetivos meios para iniciar uma mudança de consciência. Quando uma pessoa vive conscientemente, todos seus pensamentos e ações indicam isso. Sua vida se torna coerente e em harmonia com seu meio ambiente. E viver conscientemente começa por comer conscientemente. “Você é o que você come” é uma verdade óbvia que pode ser observada na prática.
Além disso, o alimento tem o poder único de (re)unir pessoas. Temos a experiência de sentarmo-nos para uma refeição preparada com amor e sentir uma transformação imediata em nossa consciência. Quando preparado com amor, o alimento pode falar qualquer língua. Este alimento é capaz de derrubar barreiras, transformar raiva em amor, medo em confiança e ignorância em esclarecimento, compreensão. Promover uma cultura de não-violência inclui, também, bondade com os animais, que têm emoções e estão vivendo, respirando, existindo, como os humanos. Aceitar este fato é a base para uma sociedade verdadeiramente humana, ou uma sociedade em que se reconheça a igualdade de todos os seres no direito à vida. Quando aceitamos a igualdade de todos os seres, se torna natural compartilhar os recursos do planeta com os outros e renunciar nossas tendências egoístas.
Alimentos para Vida busca colocar estes princípios em prática tornando-se a maior organização mundial de ajuda com alimento vegetariano que provê refeições vegetarianas para desfavorecidos, desnutridos e vítimas de desastres (naturais ou causados pelo homem) em qualquer lugar do mundo que seja necessário.
Em 2006, por exemplo, mais de 70 mil pessoas de 40 vilarejos foram afetadas pelas adversidades de inundações em Sri Mayapur, Índia. Com fundos e recursos limitados, os voluntários do Food for Life Global conseguiram distribuir refeições quentes e oferecer assistência médica mesmo com suas próprias instalações danificadas.
Alimentos para Vida tem projetos em mais de 50 países e distribui atualmente mais de um milhão de refeições diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário